sexta-feira, 5 de maio de 2017

MAIS DE DOIS MIL IMÓVEIS RURAIS SERÃO REGULARIZADOS PELO CEFIR, EM BARREIRAS
 As secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente estão juntas pela regularização de pelo menos duas mil propriedades rurais de Barreiras. O assunto foi pauta de uma reunião realizada nesta quinta-feira, 04, entre os secretários José Marques e Ailton Silva, responsáveis pelas pastas, respectivamente, e o representante da empresa Meyr Engenharia e Consultoria, contratada para realizar os cadastramentos no Cefir - Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais.
Após a elaboração de um plano de trabalho pela Meyr Engenharia, e aprovado pelas secretarias, o cronograma com as ações terá início em regiões também definidas conjuntamente. Mais de duas mil propriedades rurais de Barreiras passarão pelo cadastramento no Cefir que é um registro eletrônico, de natureza declaratória e, obrigatório para todos os imóveis rurais. O seu principal objetivo é a formação de um banco de dados com informações que servirão para o controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico do Estado.

 Os trabalhos serão realizados em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia e as secretarias municipais e financiados pelo Programa Cerrado que tem o objetivo de controlar o desmatamento e reduzir as emissões de gases e efeito estufa. O Programa Cerrado é uma cooperação internacional entre o Governo Brasileiro e o Reino Unido, sendo o Estado da Bahia beneficiário do Acordo de Doação firmado entre Banco Mundial (BIRD) e a Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), com aporte de recursos doados pelo Department for Environment, Foodand Rural Affairs (DEFRA), órgão do Reino Unido.

Para o secretário de Meio Ambiente de Barreiras, Ailton José, esta cooperação internacional reforça e assegura o compromisso de todos os envolvidos e também  dos agricultores familiares para realizar o cadastro dos imóveis rurais e, juntos buscar a  recuperação de passivos em Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reserva Legal (RL). “A estratégia de execução do projeto terá como base o estímulo à participação, buscando sempre a conscientização e o empoeiramento das comunidades e demais parceiros, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário